Menu

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Observa seus estados de ânimo.

Observa seus estados de ânimo.


Décima segunda técnica para centrar-se: Quando surgir um estado de ânimo
contra alguém ou a favor de alguém, não o ponha na pessoa em questão, a não ser
permanece centrado.  (tecnicas do livro o milagre do estar atento Osho).


Se surgir o ódio por alguém ou contra alguém, ou surge o amor por alguém, o que fazemos? Projetamo-lo sobre essa pessoa. Se sentir ódio por mim, em seu ódio se esquece completamente de ti mesmo. Se sentir amor por mim, se esquece completamente de ti mesmo; só eu me volto seu objeto. Projeta seu amor ou ódio ou o que seja sobre mim. Esquece completamente o centro interno de seu ser; o outro se volta o centro. Este sutra diz que quando surgir o ódio ou surja o amor, ou qualquer estado de ânimo por ou contra alguém, não o projete sobre a pessoa em questão. Recorda: você é a fonte desse estado.


Amo-te: a sensação ordinária é que você é a fonte de meu amor. Em realidade não é assim. Eu sou a fonte; você é tão somente uma tela sobre a que eu projeto meu amor. Você é só uma tela; eu projeto meu amor sobre ti e digo que é a fonte de meu amor. Isto não é um fato, é uma ficção. Eu exteriorizo minha energia de amor e a projeto sobre ti. Nessa energia de amor projetada sobre ti, volta-te adorável. Pode que não seja adorável para outra pessoa, pode que seja absolutamente aborrecível para outra pessoa. por que? Se for a fonte do amor, então todo mundo sentirá amor por ti, mas você não é a fonte. Eu projeto amor, e então te volta adorável; alguém projeta ódio, e então te volta aborrecível. E outra pessoa não projeta nada, é-lhe indiferente; pode que nem sequer te tenha cuidadoso. O que está passando? Estamos projetando nossos próprios estados de ânimo sobre outros.


Uma percepção Zen a respeito disto. Um dos professores Zen mais sobressalentes, Lin Chi, estava acostumado a dizer: «Quando era jovem me fascinava ir em barco. Tinha uma pequena barco, e estava acostumado a ir ao lago sozinho. Ficava ali durante horas e horas.


Uma vez aconteceu que estava meditando em minha barco com os olhos fechados durante uma noite muito formosa. Uma barco vazia chegou flutuando corrente abaixo e golpeou minha barco. Tinha os olhos fechados, assim pensei: "Há alguém com sua barco e golpeou a minha." Surgiu a ira. Abri os olhos e, zangado, ia dizer lhe algo a esse homem; então me dava conta de que a barco estava vazia. Não havia maneira de continuar. A quem podia lhe expressar minha ira? A barco estava vazia. Simplesmente estava flutuando corrente abaixo, e tinha chegado e golpeado minha barco. Assim não havia nada que fazer. Não havia nenhuma possibilidade de projetar a ira em uma barco vazia.»


De modo que Lin Chi disse: «Fechei os olhos. A ira estava ali, mas ao não encontrar uma saída, fechei os olhos e flutuei para dentro seguindo a ira. E essa barco vazia se converteu em minha realização. Cheguei a um ponto dentro de mim mesmo nessa noite silenciosa. Essa barco vazia foi meu professor. E agora, se vier alguém e me insulta, rio-me e digo: "Esta barco também está vazia." Fecho os olhos e entro em mim.»Usa esta técnica. Pode fazer milagres para ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INOCÊNCIA -

INOCÊNCIA -
AS FOTOS SÃO DE UMA GAROTINHA CHAMADA TIPPI, NASCIDA EM NAIROBI, ÁFRICA EM 1990. CRESCEU NA SELVA COM SEUS PAIS, QUE SÃO FOTÓGRAFOS FRANCESES DA VIDA SELVAGEM. ELES DOCUMENTARAM A VIDA DE SUA FILHA COM OS ANIMAIS.


UM VAJRA-MANDALA LAMAICO

UM VAJRA-MANDALA LAMAICO

Permanecer, transparente

Permanecer, transparente

Retiro em leela

Retiro em leela

Satyaprem

Satyaprem


A Deriva

A Deriva

enxergando

enxergando

Contemplação

Contemplação

Mente

Mente

Estátua Khajuraho

Estátua Khajuraho

Khajuraho

Khajuraho









Templo Khajuraho

Templo Khajuraho