Menu

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Trocar.

Um dos discípulos da Buda se estava despedindo de seu professor.

O discípulo se chamava Purnakashyapa.
Perguntou a Buda: «Onde devo ir? Onde devo pregar sua mensagem?».
Buda disse: «Você mesmo pode escolher onde».
Assim é que ele disse: «Irei a um rincão remoto do Bihar» -conhecia-se como Suka-, «irei à província da Suka».
Buda disse: «É melhor que troque sua eleição, porque a gente dessa província é muito cruel,violenta, daninha, e ninguém se atreveu a ir ali a lhes ensinar não-violência, amor, compaixão.
Assim, por favor, escolhe outro sítio».
Mas Purnakashyapa disse: «Permita ir ali justo porque ninguém foi, e alguém tem que ir».
Buda disse: «Então te farei três perguntas antes de permitir ir.
Se a gente dessa província te insulta, humilha-te, como se sentirá?».
Purnakashyapa disse: «Sentirei que são muito bons se simplesmente me insultarem.
Porque então não me estão espancando.
São boa gente; poderiam me haver espancado».
Buda disse: «Então a segunda pergunta: se começarem a te espancar, como se sentirá?».
Purnakashyapa disse: «Sentirei que são muito boa gente.
Poderiam me haver matado, mas simplesmente me estão espancando».
Então Buda disse: «Agora a terceira pergunta: se realmente lhe matarem e lhe assassinam, então, no momento em que te esteja morrendo, como se sentirá?».
Purnakashyapa disse: «Sentirei-me agradecido a ti e a eles.

Se me matarem, terão-me liberado de uma vida em que tantos enganos são possíveis.
Terão-me liberado, assim que me sentirei agradecido».
Assim é que Buda disse: «Agora pode ir a qualquer parte.
O mundo inteiro é o céu para ti.
Agora não há problema.

O mundo é um céu, assim pode ir a qualquer parte».
Com esta mente, não há nada mau no mundo.
Com sua mente, nada pode estar bem.
Com uma mente negativa, tudo está mau, não é que esteja mau; está mal porque uma mente negativa só pode ver o que está mau.   - trecho - O livro dos Segredos (Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INOCÊNCIA -

INOCÊNCIA -
AS FOTOS SÃO DE UMA GAROTINHA CHAMADA TIPPI, NASCIDA EM NAIROBI, ÁFRICA EM 1990. CRESCEU NA SELVA COM SEUS PAIS, QUE SÃO FOTÓGRAFOS FRANCESES DA VIDA SELVAGEM. ELES DOCUMENTARAM A VIDA DE SUA FILHA COM OS ANIMAIS.


UM VAJRA-MANDALA LAMAICO

UM VAJRA-MANDALA LAMAICO

Permanecer, transparente

Permanecer, transparente

Retiro em leela

Retiro em leela

Satyaprem

Satyaprem


A Deriva

A Deriva

enxergando

enxergando

Contemplação

Contemplação

Mente

Mente

Estátua Khajuraho

Estátua Khajuraho

Khajuraho

Khajuraho









Templo Khajuraho

Templo Khajuraho