Menu

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

No momento da passagem...



 [A sannyasin quer ir para casa porque seu pai está morrendo de um tumor cerebral, mas ainda está consciente.]

  Osho - Então é bom - você vai. E ajudá-lo a morrer meditativo. A meditação é uma ponte entre a vida ea morte. É de imenso valor, enquanto um está vivo e também é de imenso valor, enquanto um está morrendo. Se você meditar enquanto vivo, ele mantém a calma, individual; você permanece o centro do ciclone. E quando se está morrendo, então o ciclone está em seu pico. E se alguém ainda pode ser centro, então não haverá necessidade de nascer de novo, o propósito da vida é cumprido.

    Este é o propósito: toda a vida é uma oportunidade para distraí-lo e uma oportunidade de se manter centrado e não se distrair. A vida é um grande desafio para perturbá-lo. Se você está perturbada, você é um fracasso. Se você permanecer intacta, você ganhou, você é vitorioso. E o teste final é a morte.

    Então, basta ir e ajudá-lo a ficar em silêncio. Coloque uma música - música clássica será de imensa ajuda, diga-lhe só para ouvir a música. Diga-lhe apenas para assistir a sua respiração. Diga-lhe para relaxar, não para lutar com a morte, porque a morte também é divino. E a mente ocidental não know-how para relaxar. Ele sabe perfeitamente bem como lutar, é um guerreiro e vai lutando até o fim. Mesmo contra a morte ela continua lutando. Quando não há possibilidade de ganhar, mesmo assim, o velho hábito persiste.

    Diga-lhe para relaxar. Diga a ele para permitir que a morte para possuí-lo. Diga-lhe para convidar morte; dizer-lhe para pensar na morte não como um inimigo, mas como um amigo. E ser tão feliz quanto você pode estar ao seu lado, que é a única maneira de dizer adeus a alguém que está morrendo. As pessoas fazem exatamente o oposto: em torno do moribundo que se tornam muito séria, triste, em desespero. Eles criam uma atmosfera de escuridão. O homem precisa de um pouco de luz. O homem vai em uma longa viagem - ele precisa de pessoas para dar-lhe uma despedida em festa. Mas as pessoas torná-lo muito pesado. Eles pensam que estão a ser amigável, simpático, mas eles estão fazendo sua jornada mais difícil. Vendo sua tristeza, ele se torna mais triste, começa a se agarrar mais a vida, começa a lutar desesperadamente contra a morte, achando que todo mundo está tão triste que a morte deve ser algo muito ruim. Nem as pessoas que estão em torno de saber que é a morte, nem prova ele sabe. Esta não é uma boa maneira de dizer adeus.

    Haja música, que haja luz, que haja risos. Cantar, estar amando, e ajudá-lo a sentir que ele está se movendo em outro tipo de vida - a morte é apenas uma porta. Apenas roupas velhas estão sendo descartadas, e ele terá roupas de melhor. Se ele pode ir rindo, então você realmente o ajudou. Mas isso é bom que você está indo. Estar ao lado dele e ajudar de alguma forma, você pode.

    Fonte - Livro de Osho "Não Olhe antes de pular"





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


INOCÊNCIA -

INOCÊNCIA -
AS FOTOS SÃO DE UMA GAROTINHA CHAMADA TIPPI, NASCIDA EM NAIROBI, ÁFRICA EM 1990. CRESCEU NA SELVA COM SEUS PAIS, QUE SÃO FOTÓGRAFOS FRANCESES DA VIDA SELVAGEM. ELES DOCUMENTARAM A VIDA DE SUA FILHA COM OS ANIMAIS.


UM VAJRA-MANDALA LAMAICO

UM VAJRA-MANDALA LAMAICO

Permanecer, transparente

Permanecer, transparente

Retiro em leela

Retiro em leela

Satyaprem

Satyaprem


A Deriva

A Deriva

enxergando

enxergando

Contemplação

Contemplação

Mente

Mente

Estátua Khajuraho

Estátua Khajuraho

Khajuraho

Khajuraho









Templo Khajuraho

Templo Khajuraho